Terça, 14 de agosto de 2018
55996230597 -- 55999899863 -- 55997318413
Saúde

27/07/2018 ás 08h10 - atualizada em 27/07/2018 ás 08h54

Josoel Silvestre

Redentora / RS

Hospital de Caridade de Três Passos é pioneiro em rastreabilidade na região
Processo de controle abrange os medicamentos, passando por produção e logística e chegando até a operacionalização e manutenção de equipamentos
Hospital de Caridade de Três Passos é pioneiro em rastreabilidade na região
Direção do hospital celebra a iniciativa como pioneira na região (Foto: HCTP/Divulgação)

A segurança do paciente é o objetivo primordial de todo corpo funcional de um hospital. Se isso vier aliado ao controle no uso de equipamentos e aplicação de medicamentos por meio de um sistema que dê transparência a todo procedimento, chega-se muito próximo da excelência no atendimento.


Dessa maneira, o Hospital de Caridade de Três Passos (HCTP) elaborou o projeto e já iniciou a fase de implantação do Programa de Rastreabilidade, processo de controle que abrange desde os medicamentos utilizados, passando por produção e logística e chegando até a operacionalização e manutenção de equipamentos.


Investimentos já foram necessários e terão que ser ampliados para a execução do Programa no HCTP, o que aumenta a importância da parceria entre hospital e comunidade. A Associação Três-passense de Crissiumalenses em Três Passos (Astecris) ofereceu mais uma vez seu apoio e irá bancar a implantação, que está orçada em mais de R$ 20 mil. “Nossa intenção é apoiar a implantação do processo de rastreabilidade. Com isso, esperamos ter um bom retorno ao hospital e à comunidade”, enfatizou Elmiro Pauly, representante da Astecris.


A primeira etapa da implantação do Programa vai passar pela farmácia hospitalar, fazendo com que o HCTP esteja, inclusive, se adequando a legislações que vêm regidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além de oferecer aumento de qualidade no atendimento. “É a realização de um sonho, um salto de qualidade que o hospital dá. Trata-se de um marco para Três Passos e região”, exaltou o farmacêutico Kelven Lanza, coordenador da farmácia do hospital.


Para a administração da casa de saúde, o Programa de Rastreabilidade irá melhorar a gestão do hospital. “Significa controle e gestão de todos os insumos, desde quando são adquiridos para atendimento dos pacientes até o lançamento, faturamento e recebimento do referido atendimento, quando o ciclo inicia novamente. Vem para melhorar o compromisso de gerir com transparência os recursos que são investidos no hospital pela comunidade”, qualificou Paula de Paula, administradora do HCTP.


“É um momento especial que vivemos no hospital e temos muito a agradecer a Astecris pelo esforço, pois esse investimento vai nos dar condições de fazer a implantação do sistema que vem para garantir segurança aos pacientes e aos funcionários”, agradeceu o médico Lauro Borth, presidente da Associação HCTP.


A implantação do Programa de Rastreabilidade é pioneira na Região, sendo o HCTP o primeiro a ter o sistema na abrangência da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde. O processo total deve ser concluído até o final deste ano e está sendo assistido pelo técnico em Informática, Diego Lenhart.

FONTE: Ascom - Hospital de Caridade de Três Passos (HCTP)

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium