domingo, 22 de julho de 201822/7/2018
55996230597 -- 55999899863 -- 55997318413
Banner 1
EDUCAÇÃO E CULTURA
Patrícia Langlois assume cadeira 29 da Academia Feminina de Letras do RS
A cerimônia de ocupação da cadeira 29 ocorre na sede da entidade (Sarmento Leite, 933, bairro Cidade Baixa),na segunda-feira (9), a partir das 19h.
Gilmar Machado Redentora - RS
Postada em 05/07/2018 ás 16h09
Patrícia Langlois assume cadeira 29 da Academia Feminina de Letras do RS

Patrícia Langlois toma posse na Academia Feminina de Letras do RS na segunda-feira (9) - Foto: Luis Ventura

A autora de literatura para a infância e diretora do instituto Estadual do Livro (IEL), Patrícia Langlois, toma posse na Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Sul, na segunda-feira (9), a partir das 19h. A cerimônia de ocupação da cadeira 29 ocorre na sede da entidade (Sarmento Leite, 933, bairro Cidade Baixa), cuja patrona é Ana Cândida Alvim e a presidente, Santa Inèze Domingues da Rocha Neiva Soares. 


Natural de Porto Alegre, Patrícia Langlois é artista plástica com formação pelo Instituto de Artes da UFRGS, com 16 livros publicados para o público infanto-juvenil, como ilustradora e escritora. Iniciou sua carreira literária em 2009, como ilustradora e em seguida descobriu novas possibilidades na escrita, criando histórias para a infância com imagens e palavras. Com sua arte ilustrou textos de Paulo Bocca, Leila Pereira, Léia Cassol, Claudia de Villar, Dirce Camargo Longo, Álvaro Braga, Marion Cruz, Viviane De Gil, Elis Simon, Rodrigo Barcelos, Dilan Camargo, entre outros.  Como escritora, destacam-se os livros “Tudo que Couber no Coração” (Editora Cuore),  finalista do Prêmio AGES Livro do Ano 2014, “Toc! Toc! -Quem é?” (Editora Cuore) e “O Misterioso Caso do Parque da Redenção”, Coleção Livros Único Kombina. Seu trabalho mais recente foram as ilustrações do livro “A Cidade dos Ventos” de Dilan Camargo, lançado em abril de 2018, pela Editora Vivilendo. Atualmente está finalizando o livro de sua autoria, “Sobe e Desce”, com previsão de publicação no ínicio de 2019. 


Foi Patrona de Feiras de livros das escolas  EEEF Leopoldo Tietböhl , EEEF Daltro Filho e Colegio Marista Assunção e Ilustradora homenageada na Feira do Livro da Escola Rainha do Brasil. Além de escritora e ilustradora é  servidora  pública,  exercendo a função de diretora do Instituto Estadual do Livro (IEL), onde cria  e desenvolve projetos para a promoção e valorização da literatura sul-riograndense. O “Desafio Literário” certame  de escrita literária; “Tudo a Ler”, programa de Mediação de litura voltado a professores e bibliotecários  e o “Prêmio Minuano de Literatura”, em parceria com o Instituto de Letras da UFRGS, são algumas das atividades da instituição. Pela 1ª Coordenadoria Regional da Educação (SEDUC), onde trabalhou até 2015, criou o Projeto Tecendo Histórias Traçando Ideias, vencedor do Prêmio Parceiros da Escrita/AGES na Categoria Ação Cultural em 2014. 


Com sua criatividade, Patrícia Langlois, juntamente com as demais acadêmicas, também contribui para a promoção da literatura de autoria feminina do estado, em novos projetos. Noemy Valle Rocha, acadêmica já falecida, foi a primeira mulher graduada em Medicina pela UFRGS, que como benfeitora da Academia Feminina de Letras do RS, doou sua casa, com o intuito torná-la guardiã do espírito feminino, que na época não tinha vez. Para que neste prédio, tivesse continuidade o trabalho iniciado pelas 40 mulheres, e que assim perpetuasse a memória e  obras de notáveis escritoras. Ao longo do tempo de 74 anos de atividades ininterruptas foi sendo constituído um rico acervo, que reúne  a produção das sócias fundadoras, das 40 Patronas e das demais acadêmicas. Este material está disponível frequentemente para pesquisadores,  geralmente estudantes do curso de Letras, Graduação e Pós-Graduação e demais  seguimentos culturais que se dedicam a estudar a história da literatura feita por mulheres.


Detalhes de sua trajetória podem ser obtidos no endereço eletrônico: patilanglois.blogspot.com 


SERVIÇO

Pauta: Posse de Patrícia Langlois na Academia Feminina de Letras


Quando: segunda-feira (9), a partir das 19h


Onde: Academia Feminina de Letras do Rio Grande do Sul (Rua Sarmento Leite, 933, bairro Cidade Baixa) – Porto Alegre

FONTE: Texto: Vera Pinto/ Ascom IEL Edição: Léa Aragón/ Secom
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados

contador gratuito

Site desenvolvido pela Lenium