Sexta, 22 de junho de 201822/6/2018
55996230597 -- 55999899863 -- 55997318413
Banner 1
BRASIL
Governador recebe visita do novo cônsul-geral do Paraguai
Além do cenário político dos dois países, o crescimento econômico do Paraguai foi um dos assuntos do encontro
Gilmar Machado Redentora - RS
Postada em 06/06/2018 ás 14h52
Governador recebe visita do novo cônsul-geral do Paraguai

Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

O governador José Ivo Sartori recebeu, nesta quarta-feira (6), no Palácio Piratini, a visita do novo cônsul-geral do Paraguai no Rio Grande do Sul, embaixador José Martínez Lezcano. O diplomata assumiu o cargo em dezembro de 2017 e está, a partir de agora, se apresentando oficialmente para as autoridades, entidades, instituições de ensino e outros órgãos.

Além do cenário político dos dois países, o crescimento econômico do Paraguai foi um dos assuntos do encontro. Segundo o cônsul-geral, o país vem passando por um processo de amadurecimento e competitividade, principalmente com a aproximação do Mercosul. “Há seis ou sete anos estamos em crescimento quase uniforme, graças à confiança da população paraguaia”, ressaltou o embaixador Lezcano.


Sartori destacou a parceria que existe entre o Rio Grande do Sul e o Paraguai, afirmando que o país é 6º para o qual o RS mais vende seus produtos. Ele também destacou as dificuldades enfrentadas pelo Estado, mas ressaltou que vem fazendo esforços para colocar o Rio Grande no caminho do desenvolvimento. “Já tivemos avanços e melhorias na parte tecnológica. Temos aqui 23 universidades e 15 parques tecnológicos”, enfatizou.


O secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdcet), Evando Fontana, e a diretora do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da pasta, Sandra Schäfer, se colocaram à disposição do cônsul para que ele possa conhecer todos os atrativos do Rio Grande do Sul que possam contribuir na integração entre os países.


Intercâmbio comercial


Segundo informações da Sdect, a economia paraguaia se baseia em produtos agropecuários e florestais, que representam 75% das exportações. Entre os recursos agrícolas destacam-se a cana de açúcar, o algodão, a soja e o tabaco. O país também produz cereais, milho, erva-mate e mandioca. A pecuária é bem desenvolvida, contando com a criação de bovinos, suínos e ovinos.


No intercâmbio comercial entre Rio Grande do Sul e Paraguai, em 2017, o país ficou em 6º no destino das exportações gaúchas. Entre os principais produtos exportados estão o tabaco não manufaturado, desperdícios de tabaco (14%); máquinas de aparelhos para colheita ou debulha de produtos agrícolas (7%); e tratores (6%).

FONTE: Texto: Cassiane Osório Edição: Léa Aragón/ Secom
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados

contador gratuito

Site desenvolvido pela Lenium