Quarta, 17 de outubro de 2018
55996230597 -- 55999899863 -- 55997318413
Especiais

04/05/2018 ás 16h17

Gilmar Machado

Redentora / RS

Réplica de nave espacial é inaugurada ao lado de árvore germinada na lua, em Santa Rosa
Árvore lunar foi trazida da lua pela missão espacial Apolo 14, da Nasa, e plantada no Noroeste gaúcho. Agora, ganha a companhia da réplica da nave que a transportou, no Parque da Fenasoja.
Réplica de nave espacial é inaugurada ao lado de árvore germinada na lua, em Santa Rosa
Foto:Reprodução/RBS TV

Uma réplica da nave da expedição Apollo 14, que levou o homem à lua pela terceira vez, foi inaugurada em Santa Rosa, no Noroeste do Rio Grande do Sul. O fato ocorreu na quinta-feira (3), durante a programação da Fenasoja.




A construção de 12 metros foi instalada ao lado da sequoia germinada em plena lua, durante a expedição, e plantada na cidade gaúcha em 1981. Devido a sua origem, ficou conhecida como árvore lunar.




Durante a expedição, os astronautas levaram cerca de 400 semenstes de cinco espécies diferentes de árvores. Dentre elas, 88 germinaram, em gravidade zero, e as mudas foram trazidas para a terra, para serem plantadas por aqui.




As árvores lunares foram distribuídas por países como Itália, Japão e Estados Unidos. No Brasil, além de Santa Rosa, uma árvore lunar foi plantada em Brasília.




A árvore foi doada ao município em 1981, em comemoração aos 50 anos da cidade. O empresário Nilso Guidolin conta como foi o dia.




"O presidente João Figueiredo trouxe aqui no dia 13 de agosto de 1981. Às 13h ela foi plantada. Foram tocados os sinos e ficou declarado que o homem seria o guardião da natureza", disse ele. A sequoia pode ser visitada no Parque da Fenasoja.




Nestas mais de três décadas, cuidados especiais com o solo e com o entorno da sequoia a mantiveram em crescimento. "Precisou eliminar a iluminação artificial, fazer adubações, alguns tratamentos também com fungicidas, que foram necessários", explicou Guidolin.




A nave foi construída por uma empresa local, com apoio da prefeitura, que cedeu o espaço, e da Fenasoja, que auxiliou na estrutura. O objetivo é homenagear o marco histórico que a árvore lunar representa.




"Queremos dar mais notoriedade à nossa árvore e fazer uma homenagem à Nasa, mais propriamente à missão Apolo 14. Isso chamou tanta atenção que a Nasa passou a olhar com mais carinho para esse projeto", comentou o projetista Betto Almeida.





A comunidade aprovou a iniciativa. "É interessante essa valorização", disse a dentista Katiane Chiapinotto. "Para as crianças, é bom para ver como era", completau ela. A engenheira agrônoma Paula Bianchesi concordou. "Achei legal porque as crianças gostam disso aqui, gostam de astronauta, gostam de saber o que existe lá fora", falou ela.



FONTE: G1 RS

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium