Sexta, 22 de junho de 201822/6/2018
55996230597 -- 55999899863 -- 55997318413
Banner 1
ESPECIAIS
Duas representantes da região Celeiro serão agraciadas com Troféu Mulher Cidadã 2018
Premiação é concedida anualmente, pela Assembleia Legislativa do RS
Gilmar Machado Redentora - RS
Postada em 07/03/2018 ás 11h03
Duas representantes da região Celeiro serão agraciadas com Troféu Mulher Cidadã 2018

Concedido anualmente pela Assembleia Legislativa do RS para personalidades femininas que se destacaram em diversas áreas, o Troféu Mulher Cidadã será entregue nesta quarta-feira (07), às 14 horas, em sessão solene, no plenário 20 de Setembro, marcando o início da programação alusiva ao Mês Internacional da Mulher.


Duas mulheres da região Celeiro serão agraciadas com a distinção hoje a tarde: receberá o troféu na categoria Saúde da Mulher, a presidente do Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela, Mirna Braucks, e na categoria Mulher na Cultura, a professora Carmen Ottoneli Maicá, de Três Passos.


Perfil das mulheres de nossa região que serão homenageadas


 


Mirna Braucks
Em 1º de abril de 2007, Mirna assumiu a gestão da Associação Hospitalar Beneficente Santo Antônio, de Tenente Portela, sendo a primeira e atual presidente voluntária. Sob sua gestão, transformou a instituição em um dos principais hospitais do interior do estado, oferecendo 80% de sua capacidade instalada aos pacientes do SUS.


Carmen Ottoneli Maicá
A professora Carmen Ottoneli Maicá é formada em Educação Física, além de ser profissional técnica em Terceira Idade e pós-graduada em Supervisão Escolar. Com atuação na área cultural, foi coordenadora de Cultura da 21ª CRE e integrou o Conselho Municipal de Educação e Cultura de Três Passos e da Rota Yucumã, além de patroa do CTG Missioneiro dos Pampas. Trabalhou no projeto Agente Jovem de Três Passos e organizou parcerias entre a secretarias municipais de educação com diversas entidades sociais, como escolas, sindicatos, 21ª CRE, 20ª RT e clubes de serviço, além de participação na 1ª Cavalgada Feminina e Caravana da Cultura do Rio Grande do Sul e coordenadora do 1º Seminário da Cultura.


Os nomes das mulheres foram indicados pelas bancadas partidárias com acento no Legislativo gaúcho para concorreram à distinção, que está na sua 21ª edição. As agraciadas foram contempladas a partir de deliberação das deputadas estaduais mulheres, com a homologação da Mesa Diretora da Casa.


Dentre as sete mulheres destacadas este ano, também está a presidente do CPERS Sindicato, professora Helenir Schürer.


Demais agraciadas da 21ª edição do Prêmio Mulher Cidadã 


Na categoria Defesa dos Direitos da Mulher e Combate à Violência contra a Mulher, a agraciada é a bacharel em Direito e Ciências Sociais e especialista em Direitos Humanos, Lorecinda Ferreira Abrão. Ingressou na Guarda Municipal de Porto Alegre em 2002, instituição que viria a comandar em 2009, sendo a primeira mulher negra a ocupar a função. Ativista dos direitos humanos, integrou o Conselho Municipal de Assistência Social, e integra o Conselho Municipal de Direitos Humanos e o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência. É voluntária, desde 2008, da ONG Angola Janga, ONG Grupo de Arte, Dança e Expressão do Negro – GADEN e integra a Rede Afrogaúcha de Profissionais do Direito.


A professora universitária Nara Martini Bigolin receberá o troféu na categoria Educação da Mulher. Com graduação em Computação (PUC/RS), Mestrado em Computação (UFRGS) e Doutorado em Computação na Université de Paris VI, é docente em várias universidades da França e do Brasil. Atua na área da Inteligência Artificial e Desigualdade de Gênero nas Ciências Exatas. É coordenadora do projeto Meninas Olímpicas do Brasil. Todos os seus projetos têm como objetivo evitar a exclusão de meninas no protagonismo nacional e melhorar a educação pública no Brasil.


Helenir Aguiar Schürer, professora e presidente do CEPERS Sindicato será agraciada na categoria Promoção e Participação Política da Mulher. Formada em Letras pela Faculdade Dom Bosco, de Santa Rosa, foi vice-diretora e diretora do 23º Núcleo (Livramento), secretária de formação da CUT estadual. Está em seu segundo mandato à frente do CEPERS. A luta pela defesa do ensino público de qualidade e pelos direitos da categoria distinguem sua trajetória.


Na categoria Profissionalização e Geração de Trabalho e Renda para a Mulher, o prêmio será entregue a Ledi Oliveira Teixeira. Formada em Ciências Políticas pela ULBRA, é diretora de Qualificação Profissional e Cidadania na FASE – Fundação de Atendimento Socioeducativo desde 2008, quando implantou diversos programas voltados à profissionalização, saúde e lazer para os funcionários da fundação. Militante das causas femininas, é integrante da Federação das Mulheres Gaúchas desde 1998, onde busca a valorização, qualificação profissional e prevenção da violência contra a mulher.


Na categoria Atividade Comunitária em Prol da Mulher, o prêmio será concedido à Bianca Bortolucci. Presidente da Ação da Mulher Trabalhista e primeira-dama do município de Gramado, a empresária é formada em Administração Hoteleira pela Castelli Escola Superior de Hotelaria. Como primeira-dama pautou seu trabalho pela aproximação com as comunidades e pelo combate à violência contra a mulher, destacando-se a criação do gabinete móvel, campanhas do agasalho, Natal Solidário, Oficina de Projetos Sociais nos Bairros, Centro de Referência de Atendimento à Mulher e Cartório da Mulher.


 


FONTE: Rádio Alto Uruguai
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
imprimir
191

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados

contador gratuito

Site desenvolvido pela Lenium