02/03/2018 ás 19h20 - atualizada em 02/03/2018 ás 19h29
Josoel Silvestre
Redentora / RS
Na manhã de hoje, sexta-feira, 02 de março de 2018, aconteceu a cerimônia de posse junto a terra Indígena do Guarita, do novo Cacique, Carlinhos Alfaiate e seu vice Vanderlei Ribeiro, eleitos pelo voto popular no último domingo.
Na solenidade, que se realizou na escola do setor da Estiva, um grande público se fez presente, para prestigiar o primeiro ato do novo Cacique junto ao seu povo indígena.
Estiveram presentes autoridades políticas, civis, militares e religiosas, como o Prefeito Municipal de Redentora Nilson Paulo Costa, o vice Jaime Jung, o presidente do legislativo redentorense Vanderlei da Rosa, o vereador indígena de Redentora Lairton Mello, o vice prefeito de Tenente Portela Valdir Soares, o Tenente do Sétimo BPM Airton Mello, o comandante da Brigada Militar de Tenente Portela Bianchini, a presidente do Hospital Santo Antônio Mirna Braucks, o representante da FUNAI Jéferson Biguelini, a representante da 21ª Coordenadoria Regional da Educação Maria Lurdes Pedrolo, representantes da EMATER, o Pastor da Assembleia de Deus de Miraguaí Valmir Pinheiro, representando toda a comunidade evangélica, caciques de outras aldeias indígenas do RS ou seus representantes, além de líderes da área da saúde e educação, que realizam trabalho dentro da área indígena.
Todos os participantes da mesa oficial foram unânimes ao parabenizar o novo Cacique e desejaram a ele muita paz, para que possa conduzir o seu povo com competência e sabedoria. Também se comprometeram a lutar pelo povo indígena, que as vezes é esquecido pelas autoridades.
O Cacique Carlinhos Alfaiate fez questão de pedir paz, salientando que agora é um novo tempo e que vai buscar a união entre todo o povo indígena. Segundo ele, não há mais vencedores e vencidos, todos terão o mesmo tratamento, desde que respeitando sempre o seu semelhante. Emocionado, ele pediu as bençãos de Deus e disse que a luta foi dura, mas que o esforço valeu a pena, pois o seu maior desejo é que a reserva seja um lugar em que reine a paz, a harmonia entre o povo indígena e o não indígena, e que novas ações serão tomadas, visando sempre o bem estar de toda a população, para que daqui pra frente a Terra Indígena do Guarita seja um lugar melhor pra se viver. Ele agradeceu o empenho de todos os que fizeram esse momento acontecer e também o apoio da Brigada Militar, que garantiu a segurança durante todo o pleito eleitoral, bem como no dia de hoje.
Confira vídeos da chegada do Cacique e também um trecho do seu discurso de posse.
FONTE: RD Foco
Há 49 minutos
Redentora: Administração Municipal capacita professores municipais para primeiros socorrosHá 3 horas
Piratini vai focar esforços na PEC que extingue obrigatoriedade de plebiscito para venda de estataisHá 3 horas
Reforma da Previdência será enviada na quarta-feira ao CongressoHá 4 horas
TRÊS PASSOS: BRIGA NO PRESÍDIO ESTADUAL RESULTA EM OITO FERIDOSHá 4 horas
Morre em Ijui a terceira vitima de acidente em Jóia