domingo, 17 de fevereiro de 2019
55996230597 -- 55999899863 -- 55997318413
Região

07/02/2019 ás 17h17 - atualizada em 08/02/2019 ás 10h10

Josoel Silvestre

Redentora / RS

São Miguel das Missões se torna patrimônio cultural do Mercosul
Serão investidos R$ 3 milhões na implantação de melhores condições urbanísticas no entorno do sítio arqueológico
São Miguel das Missões se torna patrimônio cultural do Mercosul
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Miguel das Missões

São Miguel das Missões viverá um dia especial nesta sexta-feira, com a ordem de início para uma série de obras no entorno do sítio arqueológico e a entrega de uma certificação que eleva a Tava à condição de patrimônio cultural do Mercosul. A Tava é um espaço sagrado para o povo guarani, abrangendo a zona onde estão situadas as ruínas da missão jesuítica de São Miguel. Já era patrimônio cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que no ano passado apresentou a candidatura ao bloco regional.


O certificado é entregue nesta quinta-feira a representantes dos indígenas, autoridades locais e ao Iphan por Gabriela Gallardo, coordenadora executiva da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul. Conforme a tradição, a Tava foi construída e habitada pelos ancestrais dos guaranis, a pedido da divindade Nhanderu, e representa um lugar de referência para a memória e a identidade do povo indígena.


Na mesma solenidade, será dada a ordem de início para obras do PAC Cidade Históricas, programa conduzido pelo Iphan. Serão investidos R$ 3 milhões em implantação de trilhas, ciclovias, pavimentação de calçadas, condições de acessibilidade, novo paisagismo e requalificação de três praças. A intervenção no entorno do sítio arqueológico tem como objetivo qualificar a cidade. A previsão de conclusão é para daqui a um ano.

FONTE: Com informações de Gaúcha ZH

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium