Segunda, 10 de dezembro de 2018
55996230597 -- 55999899863 -- 55997318413
Geral

30/11/2018 ás 15h43

Gilmar Machado

Redentora / RS

PRORROGADO PRAZO PARA VACINAÇÃO DO REBANHO CONTRA FEBRE AFTOSA NO ESTADO.
A prorrogação aconteceu em função da falta da vacina no comércio agropecuário de algumas regiões do estado.
PRORROGADO PRAZO PARA VACINAÇÃO DO REBANHO CONTRA FEBRE AFTOSA NO ESTADO.
Na campanha deste ano, o estado já vacinou 60% do rebanho - Foto: Fernando Dias/Seapi

O prazo para a vacinação contra a febre aftosa foi prorrogado para o dia 10 de dezembro. A prorrogação aconteceu em função da falta da vacina no comércio agropecuário de algumas regiões do estado. Nem mesmo as distribuidoras tinham o produto para comercialização.


A coordenadora do Programa de Combate à Febre Aftosa no RS, Grazziane Rigon explicou que a falta ocorreu porque, a partir do ano que vem, a vacina sofrerá alteração. Com isso, as agropecuárias compraram poucos produtos, temendo ter que se desfazer dos estoques que não terão mais validade em 2019.


Mudança na dosagem


A reação vacinal da atual dosagem provocava nódulos e inflamações no local da aplicação. Para reduzir esses efeitos, o Ministério da Agricultura estipulou uma alteração na dose, que visa proteger o rebanho de reações adversas.


Vacina é obrigatória até 2021


Grazziane Rigon ressaltou a importância da vacinação e explicou que o Ministério da Agricultura tem um planejamento para a retirada da vacina. O prazo para o Rio Grande do Sul é 2021.


Na campanha deste ano, o estado já vacinou 60% do rebanho. Esse número deve ser maior, porque os pecuaristas tinham até o dia 7 de dezembro para comprovar a vacinação. Com a ampliação do prazo para a vacina até o dia 10 de dezembro, a data para a comprovação também se estende e vai até o dia 17.


Os locais para compra das vacinas podem ser consultados aqui

FONTE: Texto: Marta Kroth/Seapi Edição: André Malinoski/Secom

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium