Terça, 20 de novembro de 2018
55996230597 -- 55999899863 -- 55997318413
NOTÍCIAS DO EXECUTIVO REDENTORENSE

24/10/2018 ás 15h39 - atualizada em 25/10/2018 ás 11h33

Josoel Silvestre

Redentora / RS

Outubro Rosa na Terra Indígena do Guarita lembra importância da prevenção
.
Outubro Rosa na Terra Indígena do Guarita lembra importância da prevenção

Um evento realizado pela Administração Municipal de Redentora, através do Gabinete da Primeira Dama e Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde e Emater/Ascar, para marcar o Outubro Rosa, foi realizado hoje, dia 24 de outubro, na Escola Estadual Indígena de Ensino Fundamental Toldo Campinas, na Terra Indígena do Guarita.


O encontro reuniu centenas de mulheres indígenas, que buscaram saber mais informações sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do colo do útero. A assistente técnica regional da Emater, Silvana Canova, ministrou palestra sobre a importância de cuidar da saúde e prevenir-se contra doenças.


Também conversaram com as mulheres a assessora do Conselho de Missões entre Povos Indígenas (Comin), Noeli Falcade; a psicóloga da Sesai, Priscila Emílio; e a enfermeira da Sesai, Jovelina Ottonelli. Elas falaram sobre a parte técnica do Outubro Rosa.


As mulheres que quisessem poderiam fazer o teste rápido para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite B e C. No evento também teve sorteio de prêmios e almoço.


A enfermeira da Sesai, Franciele Michels, explicou que o exame preventivo do câncer do colo do útero e o encaminhamento para mamografia são realizados durante todo o ano nas nove Unidades de Saúde Indígena de Redentora.


A secretária municipal de Saúde, Carla Miranda, representou o prefeito Nilson Paulo Costa e a primeira dama Eliane Amaral Costa no evento. Carla afirmou que, a partir de amanhã, todas as mulheres que fizerem o exame preventivo vão ganhar uma nécessaire de brinde.


Os agentes comunitários de saúde e as visitadoras do programa Primeira Infância Melhor (PIM/Criança Feliz) também estiveram presentes ao evento.


O cacique Carlinhos Alfaiate parabenizou às mulheres presentes por buscarem informações sobre a prevenção. A primeira dama Eliane alerta a todas as mulheres da importância de cuidar-se, prevenir-se, a fim de viver com saúde e qualidade de vida.


 

FONTE: Ascom/Prefeitura Municipal de Redentora

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium